Entenda o que é Execução e Gerenciamento de Obras.

A execução de uma obra vai muito além de visitas periódicas ao canteiro para se assegurar que as técnicas e materiais corretos estão sendo empregados. Principalmente quando se tem por objetivo também o gerenciamento/administração do empreendimento.

A pesquisa de preços de materiais, prazos de entrega, discriminação das características dos materiais e coordenação de equipes terceirizadas estão entre os principais itens de controle.

Entenda o que é Execução e Gerenciamento de Obras.

Com certeza o cronograma de execução é um dos principais pilares de uma obra.

Segui-lo à risca pode ser determinante entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento.

Quem trabalha no gerenciamento de obras sabe que é fundamental colocar no papel, ou cadastrar em um software, o material utilizado e tudo que acontece na obra.

Além disso, atrasos de insumos devem ser identificados com antecedência para serem evitados.

Os melhores cronogramas de execução de obras são precisos e registram todos os detalhes.

Os pontos abaixo sempre estarão presentes nos melhores planejamentos.

      • Previsão de conclusão de todas as tarefas.
      • Informações relativas ao orçamento.
      • Informações documentais da obra.
      • Como será a execução do projeto.
      • Previsão de entrega da obra.
Execução e Gerenciamento de Obras

Confira mais itens para a Execução e Gerenciamento de Obras.

Materiais e equipamentos:

  • Acompanhamento do processo de aquisição de materiais: escolha dos fornecedores, especificação, orçamento, compra e prazo para entrega.
  • Acompanhamento do processo de locação de equipamentos previstos no cronograma físico-financeiro, para assegurar o correto prosseguimento da obra,   analisando a capacidade da empresa fornecedora em assumir responsabilidade técnica e cumprir com suas obrigações relacionadas à operação e à manutenção dos  equipamentos.
  • Monitorar o recebimento dos materiais, manuseio e correto armazenamento.
  • Monitorar o consumo de materiais e realizar comparativos entre os quantitativos e os custos estabelecidos no orçamento.

Serviços:

  • Monitorar o processo de contratação de serviços terceirizados: descrição dos serviços a serem contratados, escolha dos fornecedores com base na sua capacitação técnica e física, orçamento e contratação.
  • Avaliação do desempenho dos fornecedores, baseando-se no cumprimento do planejamento físico e no controle da qualidade.
  • Supervisionar e controlar a utilização dos equipamentos de proteção individual e coletivos (EPI e EPC) e dispositivos de segurança do trabalho pelos funcionários, conforme Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) de cada fornecedor terceirizado e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) de cada empreendimento.

Canteiro de obra:

  • Acompanhamento da evolução da organização do canteiro da obra de acordo com o cronograma físico do empreendimento, observando: as áreas destinadas à circulação de pessoas, à estocagem de materiais e às centrais de produção.

Controle de produção:

  • Avaliação do fluxo dos serviços e existência de interferências entre trabalhos executados pelos diversos fornecedores em reuniões com clientes, fornecedores de materiais e serviços, com periodicidade semanal, quinzenal ou mensal, dependendo da velocidade de execução da obra, complexidade e cronograma físico-financeiro. 
  • Verificação da tendências de atraso por meio da análise da velocidade de execução dos serviços, estabelecendo metas para cumprir com o cronograma físico sem perda de qualidade; 
  • Realizar a medição dos serviços concluídos para pagamento dos fornecedores, conforme a sistemática de medição dos serviços estabelecida no PQO – Plano da Qualidade da Obra.
  • Apresentação semanal aos clientes de um relatório referente aos valores pagos na semana anterior e previsão para as semanas seguintes, de maneira a permitir o acompanhamento do cronograma financeiro do empreendimento.
  • Inspeções periódicas e por amostragem de serviços e materiais, conforme os critérios de inspeção e de aceitação estabelecidos nos procedimentos de execução de serviços (PES) e procedimentos de controle de materiais (PCM), registrando em formulários específicos.
  • Ações corretivas necessárias em caso de identificação de falhas e não conformidades.
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