Esta publicação, o que é preciso para reformar uma loja ou ponto comercial, foi especialmente escrita para você que é empresário.

Investimento, sujeira, mão de obra desqualificada, insegurança sobre os prazos e outros problemas inesperados são algumas das dificuldades que podem surgir na hora de reformar um ponto comercial.

Todas elas, na maioria das vezes, acontecem porque a obra não é planejada e não conta com um bom projeto de arquitetura e engenharia.

Minha loja ou ponto comercial tem que estar legalizada?

Caso você não saiba sua loja pode fechar as portas por falta de alvará de funcionamento.

Ou, em outro caso, porque o imóvel não está legalizado junto à prefeitura.

Atenção também para obras em que foram construídos anexos ou em que o imóvel foi ampliado, pois há também a necessidade de se realizar o processo de legalização do imóvel.

Para realizar esse processo, é necessário que o engenheiro responsável elabore as plantas baixa e de situação.

Dependendo da localização da loja, é preciso também a planta de cortes do imóvel.

O que é preciso para reformar uma loja ou ponto comercial

A Ilhe Engenharia dispõe de profissionais qualificados para executar obras residenciais, comerciais ou industriais. Cumprimento dos prazos é um dos nossos diferenciais. Confira alguns projetos aqui.

O que é preciso para reformar uma loja ou ponto comercial?

Toda cidade é dividida por regiões ou zonas, que são estabelecidas pela prefeitura.

Cada uma delas (zonas ou suas subdivisões) possui as suas peculiaridades, que fazem com que determinadas atividades econômicas sejam, ou não, permitidas.

Isso depende, ainda, do tipo de edificação em que serão exercidas (lojas, salas, galpões, etc).

Sendo assim, uma zona residencial não permite serviços como bares e restaurantes.

Por isso é de extrema importância que haja um planejamento prévio antes de reformar uma loja, e esse planejamento é materializado pelo projeto de reforma do imóvel.

Com ele, evitam-se futuros problemas financeiros e jurídicos, que podem ocasionar multas e até embargos no funcionamento.

Tome cuidado com isso na hora de reformar uma loja ou ponto comercial, para garantir o bom funcionamento do empreendimento a médio e longo prazo.

Sobre canos e fios

Não mapear as instalações de água e energia é um dos erros mais comuns ao reformar uma loja.

Para ajudar você com imprevistos e dores de cabeça, elencamos algumas precauções que devem ser tomadas:

Planta de Instalações Elétricas

Essa planta mostra onde estão posicionados os componentes elétricos de um imóvel.

Eles podem ser tomadas, lâmpadas, caixa de força, fios, interruptores etc.

Com essa planta em mãos, o mestre de obras e o pedreiro poderão consultá-la antes de realizar alguma intervenção.

Por exemplo, ao quebrar ou furar uma parede, não haverá risco de romper fios e gerar curtos-circuitos.

Planta de Instalações Hidrossanitárias

Essa planta mostra a posição dos componentes de algum sistema no imóvel, por onde passam os canos de água fria, de água quente e de esgoto.

É ainda mais importante a consulta dessa planta ao se reformar uma loja, caso contrário, há o risco de danificar algum cano, gerando vazamentos e possível mal cheiro.

Quais tipos de reformas precisam de autorização da prefeitura

A nova loja da Brot, construída pela Ilhe Engenharia, ficou um charme. Muito espaço, estacionamento amplo, capricho em cada detalhe.

Quais tipos de reformas precisam de autorização da prefeitura?

Um erro recorrente é acreditar que, se a obra não altera muito a rotina da rua e dos ocupantes em volta, não é preciso pedir um alvará na prefeitura.

Por outro lado, há quem não veja a necessidade por se tratar de uma melhoria para todos, como é o caso de obras externas.

Achismos à parte, é nessa hora que o conhecimento e a experiência de um profissional de engenharia fazem toda a diferença.

Os engenheiros precisam estar preparados para lidar com a falta de informação dos clientes.

São eles os responsáveis por avaliar se uma obra precisa ou não de autorização.

De modo geral, não é necessário autorização para reformas pequenas na sua loja ou nos edifícios, como a troca de um piso, a colocação de uma pia, melhorias nos banheiros e no acabamento, entre outras.

Também fica isenta de autorização a troca do piso das calçadas, uma vez que a manutenção delas é de responsabilidade dos proprietários.

Já as maiores, que alteram o tamanho e a estrutura do imóvel, modificam muito as fachadas e a entrada, precisam de alvará.

É possível que as prefeituras adotem critérios diferentes para a autorização: daí a importância de se consultar a administração local.

Reformar uma loja ou ponto comercial em Londrina

Mais um trabalho de execução e administração Ilhe Engenharia! A Depyl Action Londrina na Gleba Palhano conta com atendimento feminino e masculino, e técnica exclusiva. Todo o ambiente foi projetado para oferecer segurança e conforto para os clientes.

Prever e minimizar impactos na sociedade

De qualquer forma, o alvará é importante para regularizar a reforma, de acordo com o que será realizado.

O documento determina um prazo para que cada etapa seja cumprida e o modo como cada intervenção pode ser feita sem interferir na rotina de outras pessoas.

Basta ver o quanto uma obra pode atrapalhar o trânsito de carros e pedestres, o barulho que pode fazer entre outros incômodos às pessoas.

Ou seja, a autorização para fazer reformas em Londrina é uma forma de prever e minimizar os impactos na sociedade.

Se você gostou da publicação “o que é preciso para reformar uma loja ou ponto comercialcompartilhe e deixe sua opinião nos comentários.

WhatsApp chat